O abaixador de língua é um item indispensável para os profissionais da área da saúde. Ele ajuda no abaixamento da língua do paciente para que, assim, o médico possa realizar o exame de modo eficaz.
Ele é essencial para auxiliar profissionais como médicos, pediatras, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, clínicos gerais, entre outros.
Exibindo um único resultado
Exibindo um único resultado
O abaixador de língua é um item indispensável para os profissionais da área da saúde. Ele ajuda no abaixamento da língua do paciente para que, assim, o médico possa realizar o exame de modo eficaz.
Por meio dele consegue-se "prender" a língua na parte inferior, possibilitando uma visão melhor para o profissional. E assim o profissional pode realizar o diagnóstico de doenças do trato respiratório superior (região da boca e laringe).
Ele é essencial para auxiliar profissionais como médicos, pediatras, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, clínicos gerais, entre outros.
Talvez você se interesse por esses produtos da mesma categoria: curativos, jelco, luvas, máscaras, descartáveis em TNT, coletores.
Sem o uso desse instrumento, o profissional não conseguiria realizar uma avaliação adequada das condições da boca e garganta do paciente, dado que a língua poderia escorregar e bloquear a visão desses locais.
O profissional consegue verificar, por exemplo, a existência de problemas como irritação, faringoamigdalite, herpangina, amigdalite, entre outras condições que acometem essa região.
Assistente indispensável para exames clínicos, ele, que também é conhecido como glossocátoco ou cataglosso, possui diferentes designs e tamanhos.
Há modelos fabricados com distintos tipos de materiais como madeira, plástico e metal e até mesmo os com sabor, sendo indicados para uso da pediatria.
Considerando as características do uso desse item, os fabricados em madeira são não estéreis. Esses levam ainda a vantagem de proporcionarem um custo mais acessível.
É algo extremamente útil para que seja realizado um exame com mais precisão.
O modelo mais comum consiste numa prancha de madeira plana, fina e possuindo em ambos os lados cortes arredondados com acabamento. É essencial que ele tenha um aspecto liso, com as suas bordas e superfície com um acabamento com uniformidade, evitando que haja fiados.
É necessário que o instrumento utilizado possua registro na ANVISA e que seja homologado pelo Ministério da Saúde, garantindo assim mais segurança para o médico e para os pacientes.
O abaixador de língua descartável é um instrumento preparado para uso único, devendo em seguida ser descartado. Devido a isso, o especialista ganha eficiência, uma vez que o uso do glossocátoco de língua é algo rotineiro nos exames clínicos.
Além disso, com ele evita-se contaminação com a passagem de microrganismos entre os pacientes. São esforços essenciais.
Diferente de abaixadores produzidos com outros materiais, que podem agredir o meio ambiente, os fabricados em madeira com bom acabamento não soltam farpas e não geram danos ao meio ambiente.
Orientações para a utilização
É necessário realizar previamente a assepsia das mãos, após isso retire o item da embalagem e proceda com o exame, o descartando logo em seguida.
Há pacientes que possuem um reflexo de vômito mais evidente, logo, deve-se tomar o cuidado de não colocar o instrumento muito distante do início da boca ou mesmo próximo demais da úvula. Introduza o abaixador de língua sobre a língua do paciente e desça devagar a fim de mantê-la estável.
É também necessário tomar cuidado ao manusear o instrumento nos casos em que o paciente possuir a boca ou alguma região circunvizinha dolorida ou sensível, devendo o fazer de modo a não gerar maior desconforto.