Buscar...
Entrega GRÁTIS para RJ e Região*
Pedido mínimo de apenas R$150
Despachamos para todo o Brasil

Ataduras Elásticas

As ataduras elásticas possuem uma ampla gama de utilizações no que diz respeito a enfaixamento e terapias compressivas. Elas são indicadas para uso no pós-operatório, para tratamento compressivo para varizes, em luxações, contusões, edemas, entre outros casos. Diferente das bandagens comuns, as ataduras elásticas permitem um melhor ajuste ao corpo, também não deformando após a primeira aplicação.

Exibindo todos 4 resultados

Mais sobre Ataduras elásticas para uso hospitalar

As ataduras elásticas possuem uma ampla gama de utilizações no que diz respeito a enfaixamento e terapias compressivas. Elas são indicadas para uso no pós-operatório, para tratamento compressivo para varizes, em luxações, contusões, edemas, entre outros casos.

Diferente das bandagens comuns, as ataduras elásticas permitem um melhor ajuste ao corpo, também não deformando após a primeira aplicação.

Talvez você se interesse por esses produtos da mesma categoria: campo operatório, atadura de crepom, fios de sutura, curativos, seringa de vidro.

Características desse tipo de atadura

As ataduras elásticas podem ser confeccionadas em diferentes materiais, sendo que as de tecido proporcionam benefícios como maior elasticidade e ainda a manutenção dessa elasticidade mesmo após algumas lavagens.

Outra vantagem é que mesmo que o material seja cortado ele não apresentará fiapos. Há também como vantagem o fato dela não irritar a pele e de proporcionar mais respirabilidade para a mesma.

Esse tipo de atadura pode ainda ser diferenciada pelo seu nível de extensibilidade, que varia de 30% a 170%, sendo:

  • Uma atadura de alto estiramento: que é aquela com a capacidade de esticar-se ao menos duas vezes mais (chegando a por volta de 160% a 170%), permitindo que haja uma compressão mínima;
  • Atadura com grau de extensibilidade médio: essa oferece uma compressão média;
  • E a atadura com grau de extensibilidade baixo: que é aquela que pode chegar a 40% do seu comprimento original, mas, por outro lado, fornece uma compressão máxima.

Há ainda que se mencionar que esse tipo de atadura pode ser higienizada, ou seja, é possível que se realize a lavagem da mesma. Mas é necessário realizar uma precisa orientação para o paciente sobre a higienização correta.

Quanto a sua fixação, o método mais recomendado é por meio de esparadrapo. O tipo com impermeabilidade ajuda a evitar a entrada de água e demais líquidos que possam gerar contaminação.

Algumas aplicações das ataduras elásticas

Seu uso é recomendado nas seguintes situações:

  • No pós-operatório: o uso dessas ataduras reduz o risco de desenvolvimento de coágulos;
  • Para varizes: aliviando a condição e também ajudando a retardar o seu desenvolvimento;
  • Também em operações, a fim de evitar que haja embolia pulmonar ou mesmo trombose;
  • Ajuda a reduzir o edema (por conta da pressão externa da atadura);
  • E são também indicadas para auxiliar no tratamento de lesões, além de ajudar a preveni-las naqueles que praticam atividades físicas.

Recomendações para uma correta aplicação

Primeiramente, o modo de aplicar essa atadura dependerá da finalidade proposta.

Mas antes de qualquer um desses usos, é necessário realizar a higienização do local do modo que o profissional da saúde acreditar que seja necessário (segundo a condição do paciente), usando ali uma bandagem simples, como a de crepom, e sobre ela a atadura elástica.

Outra orientação importante é enfaixar alguns centímetros acima e abaixo da área afetada, além de realizar a sobreposição sem lacunas.

Recomenda-se que comece aplicando a atadura elástica partindo de uma área mais estreita para uma mais larga, por exemplo: da canela para o joelho.

Para os tratamentos compressivos, o indicado é enfaixar a perna seguindo do pé até o joelho, nessa direção. E lembre-se de gradualmente reduzir o nível de pressão aplicada, conforme se segue em direção ao joelho.

Dúvidas? Fale conosco agora mesmo.

Não hesite em nos perguntar e tirar quaisquer dúvidas que você tenha. Estamos aqui para lhe ajudar.