Buscar...
Entrega GRÁTIS para RJ e Região*
Pedido mínimo de apenas R$150
Despachamos para todo o Brasil

Coletores

Os coletores são recipientes essenciais para a coleta de material para uso em exames laboratoriais. Sua utilização se dá em procedimentos médico-hospitalares, laboratoriais ou ambulatoriais. Esse é um produto descartável e é importante que se realize a devida orientação ao paciente para a colheita do material.

Exibindo todos 3 resultados

Mais sobre Coletores para uso hospitalar

Os coletores são recipientes essenciais para a coleta de material para uso em exames laboratoriais.

Sua utilização se dá em procedimentos médico-hospitalares, laboratoriais ou ambulatoriais. Esse é um produto descartável e é importante que se realize a devida orientação ao paciente para a colheita do material.

Talvez você se interesse por esses produtos da mesma categoria: agulhas 27g, luva, cateteres, equipo, lâminas para bisturi.

Com a ajuda do coletor, que é estéril, pode-se colher amostras de fezes, urina, sêmen, entre outros, os armazenando adequadamente, preservando e evitando que os materiais se contaminem.

Mas existem diferentes tipos de coletores, como o em formato de potinho, usado para exames solicitados ao paciente numa consulta de rotina, e o coletor de urina estéril ou coletor de urina de perna, que possui um formato variável, esse sendo usado por meio de sonda, conectado a um tubo de extensão.

Independentemente do tipo de coletor, é necessário saber se o item proporciona segurança para o paciente no processo de coleta do material para o exame. Para isso, verifique se ele possui a certificação da ANVISA, que garante que o produto passou pelos devidos testes para controle da qualidade.

Características dos coletores

Há os coletores universais, que são fabricados em material plástico transparente, sendo o mais comum em formato cilíndrico.

Esse tipo é o usado, geralmente, em exames laboratoriais, a fim de realizar a coleta de material (na maioria das vezes, feita pelo próprio paciente). Ele possui uma tampa com rosca para vedação.

Já o coletor de urina estéril, que é também conhecido como coletor de perna, é um tipo de sistema fechado. Esse é geralmente usado em pacientes que possuem sonda vesical de demora. Ele traz um canal drenável para que haja fluxo contínuo, evitando que ocorra contaminação.

O coletor de urina estéril com sistema fechado possui também válvula para evitar que haja refluxo, além de dispor de alça para a fixação do mesmo na beira do leito do paciente e cordão para quando for preciso realizar o transporte do item.

Mas há ainda os coletores de urina de sistema aberto. Esses, no entanto, não são indicados em caso de procedimentos cirúrgicos. Por sua vez, nos casos de drenagem nasogástrica eles são opcionais.

A capacidade desses coletores varia também. Logo, o profissional de saúde deverá indicar ao paciente o mais adequado para o que se propõe.

Recomendações importantes

O coletor de urina de sistema fechado deve ser indicado adequadamente, de acordo com a idade do paciente. Há modelos específicos para crianças e para adultos.

Ao usar esse tipo de coletor, conecte a sonda à extensão de drenagem e faça o clampeamento. Enquanto isso, a outra ponta deve ir no saco coletor. Lembre-se de verificar a extensão da drenagem a fim de identificar se há quaisquer obstruções. Então pode liberar o clampe.

No uso dos coletores universais, o paciente deve receber as devidas instruções quanto à higienização das partes íntimas. A assepsia é fundamental para evitar contaminações no material.

Também sobre o uso dos coletores em exames laboratoriais, o paciente deverá ser orientado quanto a conservação do material, caso o mesmo não possa ser entregue no mesmo dia da coleta.

Dúvidas? Fale conosco agora mesmo.

Não hesite em nos perguntar e tirar quaisquer dúvidas que você tenha. Estamos aqui para lhe ajudar.