Buscar...
Entrega GRÁTIS para RJ e Região*
Pedido mínimo de apenas R$130
Despachamos para todo o Brasil

Mais sobre Materiais de Consumo Médico Hospitalar

Os materiais hospitalares descartáveis - também conhecidos como materiais de consumo hospitalar - são itens usados no tratamento médico diário, que não podem ser reutilizados e precisam ser reabastecidos regularmente. São itens indispensáveis em qualquer tipo de cirurgia, pois são utilizados apenas uma vez e, portanto, podem proporcionar maior segurança ao paciente, já que eliminam o risco de contaminação.

Não são apenas os hospitais que precisam desses materiais. Devem também aparecer em centros de saúde, consultórios médicos, clínicas e ambientes onde haja risco de contaminação por materiais biológicos, fungos, microrganismos e outras substâncias nocivas. Os descartáveis hospitalares também são importantes para proteger os profissionais que têm contato frequente com os pacientes.

O que é material de consumo? Para que servem?

Pode-se definir material de consumo como sendo aquele de uso por curto tempo, e que na maioria das vezes descartável. Quando se pensa no ambiente hospitalar, este é extremamente importante para todas as ações dos profissionais da saúde na assistência ao paciente.

Material de consumo médico hospitalar Material de consumo médico hospitalar

Em tempos que medidas de higiene são tão preconizadas, a procura de tais materiais hospitalares é drasticamente maior, principalmente de aventais, toucas, luvas e máscaras (sejam cirúrgicas ou n95). Sua equipe precisa estar bem amparada, concorda?

Quer saber quais os principais materiais de consumo necessários para a rotina diária da saúde?

Confira a seguir!

Abaixador de língua

Como você pode imaginar ou saber, os abaixadores de língua são utilizados para uma visualização oral completa, auxiliando no diagnóstico de doenças como amigdalite.

São o terror da pediatria, e descartados após o uso. Podem ser fabricados em madeira ou plástico.

Agulhas

As agulhas médicas consistem em um material de consumo corriqueiro, extremamente necessário em emergências, laboratórios de análises clínicas, enfermarias, UTIs e centros cirúrgicos.

É importante ter em seu estoque vários calibres e marcas de qualidade – isso facilitará o trabalho da enfermagem.

Bisturi e lâminas de bisturi

Fazendo parte da lista perfurocortante, tanto o bisturi médico (de plástico) quanto as lâminas de bisturi são descartáveis.

Há modelos versáteis com cabo, que diminuem as chances de acidente de trabalho, importante para cenários de emergência ou mesmo cirurgia.
Ao escolher seu produto, é importante que se tenha alta qualidade, resistência e um bom poder de corte. Se não, os médicos irão reclamar!

Caixa coletora de perfurocortantes

E por falar em perfuros, é extremamente importante que eles sejam descartados no local certo, concorda?

As caixinhas amarelas são distribuídas em locais que há punção, cirurgia ou quaisquer outros procedimentos. Mais que comprá-las, é importante treinar a equipe para o descarte correto e consciente.

Tenha boa quantidade de caixas coletoras em estoque, pois são descartáveis e a troca é constante.

Cateter

Em meio a pandemia, o cateter de oxigênio se tornou um material de consumo extremamente requisitado!

Além do comprimento suficiente para ser ligado a fonte de oxigênio, é importante que ele ofereça o máximo conforto possível ao paciente.

Copos descartáveis

Tanto pacientes como equipe de saúde precisam se manter hidratados. Para isso, é muito importante ter copos descartáveis e bebedouros espalhados pela área de assistência.

Apesar de disponibilizá-los, o uso precisa ser consciente, considerando que plástico demais traz prejuízos ao meio ambiente.

Curativos

O grupo de curativos consiste em diversos tipos de materiais, que incluem:

  • Band Aid;
  • Cotonetes;
  • Curativos estéreis;
  • Esparadrapo;
  • Fita de micropore;

E muito mais!

Quanto mais sofisticados os curativos, mais fácil o trabalho de toda a equipe. Também, quando utilizados bons curativos, seu paciente sairá ainda mais satisfeito.

Descartáveis em TNT

Ao falar de descartáveis em TNT, possivelmente lhe veio à mente aquele avental descartável branco, muito utilizado nos últimos meses. Outros descartáveis muito importantes são as toucas e pró-pés.

Considerando que a troca é necessária após cada paciente infectado, é extremamente importante garantir um estoque destes!

Equipo e extensor

Os equipos são muito importantes para que soluções e medicações cheguem até o paciente – de maneira satisfatória.

Quando disponível o dispositivo com macrogotas, é possível contabilizar melhor o volume enviado por um determinado tempo.

Esparadrapos

O fechamento de curativos com esparadrapo faz com que o local se torne impermeável, diminuindo as chances de contaminação.

Atualmente, há modelos em cor bege, confeccionados 100% em algodão, que se aproximam do tom da pele do paciente, trazendo um bom resultado estético.

Fios de sutura

A sutura é o único “sinal” que o paciente terá de uma cirurgia ou ferimento. Consequentemente, se o fio for de qualidade inferior, haverá problemas na cicatrização e dano estético – e consequente insatisfação!

Portanto, é importante que seus médicos possam escolher entre vários (bons) fios de sutura, e que o paciente saia satisfeito com o trabalho realizado – que em boa parte, depende do material.

Gaze

Talvez você tenha sentido falta da gaze na sessão de curativos, não é? Este material de consumo talvez seja um dos mais utilizados em ambiente hospitalar e ambulatorial, considerando sua aplicabilidade diversa.

Tenha gazes de qualidade em seu estoque, confira sempre as quantidades de modo que elas nunca estejam em falta.

Luvas

Também considerando o novo vírus circulante COVID-19, o uso de luvas cirúrgicas cresceu drasticamente em cenários de assistência à saúde, seja por médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas ou mesmo pessoal da limpeza.

Com isso, você pode ter percebido que algumas marcas não estão mais disponíveis. Mas, busque sempre um material de qualidade, para proteger tanto os colaboradores como os pacientes.

Também, tenha sempre à disposição tamanhos diversos e a variedade de materiais (como vinil, para alérgicos ao látex).

Máscaras

O uso de máscaras que antes era restrito a centro cirúrgico e áreas de contaminação, agora, passa a ser universal.

Ao mesmo tempo, a troca deste insumo é feita com maior frequência em locais com grande quantidade de aerossóis.

Busque adquirir apenas materiais certificados pela ANVISA, e que tragam conforto aos seus usuários.

Óculos de proteção

Quando for comprar óculos de proteção, não se preocupe tanto com o valor. Adquirir materiais de qualidade resultará em economia, visto que os danos e necessidade de troca dos óculos serão menos frequentes.

A qualidade do plástico é imprescindível, considerando que estes serão higienizados várias vezes ao dia. Então, é importante que eles não se tornem opacos com o tempo.

Sondas

Sondas são extremamente importantes em vários contextos de atendimentos. Por isso, tê-las no estoque hospitalar é imprescindível para que procedimentos sejam feitos.

Dentre elas, têm-se:

  • Sonda uretral (de Foley);
  • Sonda nasogátrica.

Tenha vários calibres no estoque, para garantir que se encontre material compatível com as necessidades de cada paciente.

Torneira 3 vias

A torneira de 3 vias é um material de consumo importante para emergência, enfermaria e UTI, visto que possibilita o envio de mais de uma medicação ao paciente.

Quem nunca pediu uma torneira de 3 vias para a infusão de adenosina em uma taqui supra? Se a resposta foi não, é porque está faltando treinamento da equipe!

Dúvidas? Fale conosco agora mesmo.

Não hesite em nos perguntar e tirar quaisquer dúvidas que você tenha. Estamos aqui para lhe ajudar.