Os afastadores são instrumentos essenciais para a realização de procedimentos cirúrgicos. Por meio deles, o profissional de saúde consegue afastar músculos superficiais, pele e também tecidos subcutâneos e assim tem a área aberta para a realização do procedimento necessário.
Exibindo todos 2 resultados
Os afastadores são instrumentos essenciais para a realização de procedimentos cirúrgicos.
Por meio deles, o profissional de saúde consegue afastar músculos superficiais, pele e também tecidos subcutâneos e assim tem a área aberta para a realização do procedimento necessário.
O que a mão humana não consegue realizar, esses instrumentos tornam possível. E assim se tem uma melhor visibilidade da área, o que é bom tanto para a equipe cirúrgica quanto também para o paciente.
Talvez você se interesse por esses produtos da mesma categoria: pinça, cabos de bisturi, flebos, histerômetro, tesouras.
Os afastadores ajudam cirurgiões e demais profissionais da cirurgia a conseguirem acesso a área exposta com mais facilidade.
E assim o especialista pode analisar ou realizar procedimento em cavidades mais ou menos profundas.
Mas esses não são todos iguais.
Há afastadores de diferentes tamanhos e formatos, auxiliando em distintos procedimentos.
Geralmente, esses são fabricados em aço inoxidável (aço inox), o que permite sua esterilização com autoclave.
Instrumentais cirúrgicos de qualidade são fabricados em aço inox, ainda passando por testes e análises a fim de garantir que esses cumpram com as exigências impostas.
O uso de instrumentais em aço inoxidável, por ser um material não poroso, garante que bactérias e vírus não o adentrem. Também, sua limpeza é mais simples.
Todos os afastadores devem ser fabricados seguindo o que é estabelecido pelas normas da ABNT, além dos padrões internacionais de qualidade, garantindo tanto que seu uso será eficaz como que também o paciente estará seguro durante o procedimento.
E a fim de proporcionar a melhor exposição e segurança para os pacientes, é importante também dispor de diferentes modelos de afastadores, onde cada um é indicado para um tipo de intervenção cirúrgica.
Integrando o grupo dos instrumentais de exposição, eles ainda se classificam em: afastadores dinâmicos e auto-estáticos.
Os dinâmicos são aqueles que exigem uma força contínua para a abertura do local. Como exemplo desse tipo há o afastador de Farabeuf, que possibilita que o cirurgião afaste as bordas da incisão para que tenha uma melhor visibilidade.
Com o afastador de Farabeuf se consegue afastar tanto a pele como os músculos superficiais.
Por sua vez, os afastadores auto-estáticos são mais independentes, conseguindo, sozinhos, manterem o afastamento e a imobilidade no local. Esses são mais utilizados em cirurgias na coluna, assim como para a abertura da cavidade abdominal.
Esses instrumentos ainda são essenciais para uso na odontologia (destinado ao afastamento labial) e para cirurgias plásticas.
Manter os devidos cuidados com a instrumentação cirúrgica é um dos papéis do profissional de saúde.
E isso envolve conhecer as características e aplicações dos instrumentos e manter a higienização correta de cada um deles.
No que diz respeito aos afastadores, manter a higienização adequada interfere de forma direta na segurança dos pacientes.
Devem ser seguidas aqui as recomendações referentes à biossegurança.
Esse instrumento cirúrgico deve passar primeiro por um processo de limpeza, que envolve uso de água desmineralizada e deionizada e também de detergentes neutros, após isso deve-se realizar a esterilização em autoclave.
Assim se garantirá a durabilidade desse instrumento e que o mesmo siga cumprindo a função para o qual é designado.
É importante também cuidar da organização dos instrumentos necessários para a cirurgia, garantindo a correta ordenação e de dispor da quantidade suficiente desses. Isso garantirá o bom andamento do procedimento.