A prevenção e cuidado na aquisição de itens de higiene para médicos é fundamental. De modo que seja possível adquirir produtos de excelência e que atendam suas expectativas. A importância desses itens também se estende à manutenção de um ambiente saudável em casa, garantindo que o lar seja um espaço seguro e agradável.
A higienização adequada de clínicas e hospitais é um passo fundamental para que a saúde de todos os envolvidos seja preservada.
Médicos e profissionais de saúde precisam de um ambiente bem higienizado para que se tenha uma rotina de trabalho com qualidade e um ambiente agradável para a recuperação dos pacientes.
Portanto, obter os melhores materiais para atuar na higienização de ambientes médico hospitalares é fundamental. De modo que, a limpeza seja confiável e eficiente.
Principais itens de higiene para médicos
Existem variados tipos de itens que podem ser usados no cotidiano de higiene para médicos. Por isso, é interessante conhecer de forma mais geral, quais são os itens que podem ser usados.
De modo que, seja possível obter um ótimo resultado a partir da aquisição dos produtos mais adequados para a higiene de médicos, clínicas e ambientes hospitalares.
Uma vez que, é preciso que o médico faça a higienização de suas mãos com eficiência, o paciente passa por um processo de limpeza antes do procedimento e tudo isso depende da compra de itens de higiene para médicos.
Portanto, é uma compra de suma importância, que tem como principal objetivo manter padrões de qualidade elevados e possibilitar ótimos resultados no cotidiano médico, confira:
Higiene da clínica
Os itens de higiene são aqueles utilizados com o intuito de manter a clínica e local de procedimento bem higienizados, para que a intervenção médica possa ser realizada em um ambiente propício para o tratamento.
Perceba que, desinfetantes, almotolia, álcool, água oxigenada e uma série de outros itens de higiene clínica são de extrema importância no ambiente de saúde, pois desempenham um papel crucial na prevenção de infecções e na promoção da segurança dos pacientes, dos profissionais de saúde e do público em geral.
Esses itens incluem uma variedade de produtos e dispositivos usados para limpar, desinfetar e esterilizar áreas e equipamentos médicos.
O ideal é que todos eles sejam comprados em quantidade suficiente para a limpeza regular das superfícies.
De modo que, seja possível promover a segurança do paciente e do médico. Afinal, as infecções pós procedimento são complexas de lidar, o que demanda uma série de cuidados mais específicos e é altamente indesejado que ocorra qualquer tipo de intercorrência por má higienização dos espaços de trabalho.
Comprando os itens de higiene clínica e aplicando com rigorosos processos de qualidade é possível promover a segurança do paciente e gozar de boa reputação médica. Aspectos fundamentais para uma clínica ou carreira na área de saúde.
Material para banheiro
Os banheiros de clínicas precisam ser higienizados com excelência. Por isso, demandam produtos de excelência e que vão proporcionar conforto para os usuários.
Como é o caso de papel higiênico, sabonete líquido de qualidade, reservatório para sabonete, lenço de papel e uma série de outros produtos que são necessários para a higiene pessoal dos pacientes. Além disso, o papel toalha é essencial para a secagem eficiente das mãos e superfícies, garantindo maior higiene e praticidade.
Além da qualidade, os materiais possuem como objetivo promover a segurança e o conforto do paciente que usa o espaço.
Portanto, são materiais de suma importância e que precisam ser comprados em quantidade significativa para suportar o uso intenso.
O dispensar de papel higiênico, por exemplo, precisa ser capaz de comportar um rolo maior, para que a equipe de limpeza não necessite substituir o rolo com frequência.
Com suportes apropriados é possível garantir que os pacientes tenham praticidade de uso, eficiência e a equipe de limpeza não necessite fazer reposições o tempo todo.
O que possibilita maior praticidade no abastecimento, facilitando o uso dos ambientes e promovendo um espaço acolhedor, limpo e prático de usar.
Escova
A escova para assepsia são itens de grande importância em ambientes de assistência médica. Tendo em vista que, são usadas antes de procedimentos ou cirurgias, com o objetivo de conter a transmissão de infecções.
São escovas hospitalares com o objetivo de promover a higienização antes de entrar no ambiente de procedimento, com o intuito de remover toda a sujeira das mãos dos profissionais de saúde.
Bem como, pode ser usado para limpeza da área onde o procedimento será feito, para que o paciente não tenha a proliferação de micro-organismos.
Dessa forma, é possível garantir que o material ajudará na limpeza, contribuindo para que o procedimento seja executado com o menor risco possível.
Afinal, o procedimento precisa de rigorosos padrões de higiene para que nenhuma infecção se manifeste, podendo dificultar a cicatrização e trazer danos para a saúde do paciente.
A escova é um item de suma importância na higiene em ambientes hospitalares, é descartável e precisa ser adquirido com qualidade e quantidade suficiente para a demanda. A escova de dentes, por exemplo, é um item essencial de higiene pessoal, assim como sabonete, creme dental e fio dental.
Existem diferentes tipos de escovas, que ajudam a assepsia antes do procedimento, garantindo não só um efeito imediato como também a assepsia prolongada.
Portanto, vale muito a pena analisar quais são as demandas da unidade, para que a compra seja efetiva em qualidade e quantidade.
Oficinais
Os materiais oficinais, como acetona, álcool swabs, formol líquido, álcool 70%, água sanitária, vaselina e glicerina, são essenciais para a limpeza eficiente em ambientes médicos.
A água sanitária, por exemplo, é crucial para limpeza pesada, mas deve ser manuseada com cuidado.
É fundamental ter uma variedade de materiais disponíveis para garantir uma higienização completa e detalhada das superfícies, promovendo um ambiente seguro e propício para o uso.
Cada material tem suas especificidades, como a limpeza de poltronas ou itens de laboratório, exigindo uma lista extensa e diversificada de produtos para atender às diferentes demandas de limpeza em hospitais, laboratórios e clínicas.
Além disso, a manutenção de banheiros limpos é vital para prevenir infecções e assegurar um ambiente seguro para todos
Saco de lixo doméstico
O saco de lixo doméstico é amplamente utilizado em clínicas e hospitais para separar o lixo corretamente. Materiais de banheiro e produtos de escritório, por exemplo, são descartados como lixo doméstico, pois não têm potencial contaminante e não são classificados como lixo hospitalar.
A separação correta é essencial e começa com o uso de diferentes lixeiras e sacos adequados. Isso facilita a visualização pela equipe de remoção, promovendo uma limpeza mais eficiente e prática.
O lixo doméstico é coletado regularmente, enquanto o lixo hospitalar requer contrato com empresas especializadas para evitar riscos aos catadores. Separar o lixo corretamente evita acidentes com resíduos hospitalares mal descartados
Saco de lixo hospitalar
O saco de lixo hospitalar, também conhecido como saco de lixo biológico ou saco de resíduos de serviços de saúde, é um tipo específico de saco projetado para acondicionar de forma segura e adequada os resíduos gerados em ambientes de cuidados de saúde, como hospitais, clínicas e laboratórios.
Os sacos são fabricados com materiais resistentes e possuem características especiais para lidar com os riscos associados aos resíduos hospitalares.
É importante ter o cuidado de comprar sacos de lixo hospitalar com classificação de resíduos, para acondicionar corretamente os diferentes tipos de resíduos gerados em ambientes de cuidados de saúde.
Resíduos infecciosos, por exemplo, precisam ser separados de materiais perfurocortantes, resíduos farmacêuticos e resíduos comuns não perigosos.
Os sacos podem ser identificados com símbolos ou textos que indicam o tipo de resíduo contido.
Além disso, eles são projetados para evitar o vazamento de conteúdo e minimizar o risco de exposição a patógenos e substâncias perigosas.
São sacos que devem ser manuseados e descartados de acordo com as diretrizes de controle de infecções, usando equipamentos de proteção individual (EPI) adequados, como luvas e aventais.
Descarte correto de produtos hospitalares
Os sacos de lixo hospitalar devem ser descartados de acordo com as regulamentações locais e nacionais para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.
Dessa forma, o material devidamente identificado e manipulado por pessoal treinado não representará risco para as pessoas no entorno.
Afinal, após o descarte os resíduos contidos nos sacos de lixo hospitalar são tratados de acordo com os protocolos adequados.
A incineração, esterilização, desinfecção ou outras técnicas apropriadas para garantir a eliminação segura dos resíduos podem ser aplicados em cada caso.
De modo que, a proteção da saúde pública e do meio ambiente possam ser devidamente executadas.
Caso contrário, os materiais representam um risco para toda a sociedade. Sendo relevante adotar todos os cuidados possíveis para que se possa obter bons resultados na proteção ambiental.
Como é a feita a higienização das clínicas médicas
A higienização das clínicas médicas deve ser feita com regularidade, visando garantir um ambiente seguro e livre de contaminação.
Por ser um ambiente que lida com inúmeras pessoas ao longo do dia, por onde procedimentos são feitos e fluidos corporais tendem a respingar nas mais variadas superfícies, é importante ter uma higienização de alto padrão.
O que requer cuidados específicos para que se possa garantir rigorosos processos de qualidade, visando a obtenção de ambientes saudáveis para o uso.
É preciso estar atento para uma série de processos, promovendo a limpeza rigorosa e eficiente, entenda mais detalhes sobre as práticas comuns utilizadas na higienização das clínicas médicas:
Limpeza de superfícies
Tudo começa com a limpeza de todas as superfícies como mesas, cadeiras, balcões, bancadas e equipamentos médicos.
As superfícies precisam ser higienizadas em diferentes momentos ao longo do dia, sempre fazendo uso dos produtos de limpeza adequados.
Dessa forma, os produtos utilizados favorecem a limpeza e eliminação de germes e bactérias, seguindo as recomendações de uso e tempo de contato indicados pelo fabricante.
Aspecto que contribui para a durabilidade do material, bem como, possibilita uma higienização completa, eficaz e capaz de remover as sujeiras que ficam sobre as diferentes superfícies.
Desinfecção de áreas críticas
É importante perceber que, a desinfecção de áreas críticas como salas de cirurgia, salas de procedimentos, consultórios médicos e áreas de atendimento, exigem uma desinfecção mais rigorosa.
Diante disso, é importante utilizar produtos desinfetantes de nível hospitalar, que sejam eficazes contra um amplo espectro de patógenos. Superfícies como maçanetas, interruptores de luz, telefones e teclados de computador devem receber atenção especial durante o processo de desinfecção.
Afinal, esse cuidado é responsável por esterilizar o ambiente por completo, promovendo um espaço seguro para todos os profissionais de saúde que usam o espaço.
Desinfecção de áreas de atendimento em clínicas e hospitais
É importante perceber que, locais como o atendimento de urgência de um hospital ocasionam a passagem de inúmeros pacientes ao longo do dia, com diferentes problemas de saúde.
Isso faz com que a atenção para a limpeza seja importante nessas áreas. Apesar de não ser uma área crítica onde ocorrem atendimentos, é preciso remover a sujeira evitando riscos para profissionais e pacientes.
Ambientes com grande circulação de pessoas exige justamente que a limpeza seja profunda e frequente.
Os teclados, aparelhos tecnológicos e uma série de outros itens demandam uma limpeza detalhista, para que se possa promover a desinfecção completa.
O que vai promover limpeza para a equipe que lida com os materiais e um ambiente adequado para os pacientes.
Esterilização de instrumentos
Muitos dos instrumentos médicos são reutilizáveis, assim como vários outros são descartáveis. É importante perceber que, os reutilizáveis precisam ser esterilizados antes de serem usados novamente.
Existem vários tipos de processos de esterilização que podem ser adotados, como o uso de autoclave. O mecanismo utiliza calor úmido sob pressão para eliminar micro-organismos patogênicos.
Além disso, é necessário seguir as diretrizes de esterilização recomendadas pelos fabricantes dos instrumentos.
Uma vez que, cada tipo de instrumento precisa da adoção de medidas específicas de higienização, para que possam ser usados novamente sem colocar paciente ou equipe médica sob risco.
Seguindo os cuidados corretos é possível obter bons resultados, garantindo não só boas condições de uso do material como também, prolongar a vida útil das peças.
Afinal, muitos materiais reutilizáveis são fabricados em aço inox com a perspectiva de que sejam usados por 10 anos.
Portanto, é importante seguir todos os protocolos vigentes para que o uso correto possa prolongar a vida útil do item.
Gerenciamento adequado de resíduos
É fundamental ter um sistema eficiente de gerenciamento de resíduos, seguindo as regulamentações locais e nacionais.
Uma vez que os resíduos médicos devem ser separados e descartados corretamente, com a devida identificação e utilização de recipientes adequados para materiais cortantes, líquidos contaminados, materiais biológicos e outros tipos de resíduos.
Higiene das mãos
A higiene das mãos é uma prática crucial em qualquer ambiente de cuidados de saúde. Todos os profissionais de saúde devem saber realizar a lavagem das mãos corretamente.
É útil usar desinfetante para as mãos com base em álcool regularmente, especialmente antes e após o contato com os pacientes. Isso ajuda a prevenir a disseminação de substâncias capazes de promover adoecimento de quem utiliza o espaço. Contribuindo para o bem-estar de todos.
Manutenção de ambientes limpos
Além da limpeza regular, é importante manter os ambientes clínicos organizados e livres de bagunça. Isso facilita a higienização e minimiza o acúmulo de poeira e sujeira sobre todas as superfícies.
Investimento em treinamento e educação
Todos os profissionais de saúde e responsáveis pela limpeza devem receber treinamento adequado sobre as práticas de higienização e seguir as diretrizes e protocolos estabelecidos.
É importante manter-se atualizado sobre as melhores práticas de higienização e seguir as orientações de órgãos reguladores e autoridades de saúde.
Para que a higienização regular de clínicas médicas seja executada com a máxima eficiência. Toda clínica deve ter um plano de higienização adequado e personalizado, levando em consideração os diferentes ambientes e necessidades específicas da instituição.
Eficácia da limpeza requer uso de EPIs
Um ponto muito importante e que não pode ser negligenciado é que os profissionais responsáveis pela limpeza de clínicas e hospitais precisam utilizar os equipamentos de proteção individual mais adequados (EPIs).
Tendo em vista que, a saúde do profissional da limpeza também precisa ser preservada ao longo do expediente.
Portanto, é um fator importantíssimo para prestar atenção, com o objetivo de garantir que todas as normas trabalhistas estão sendo cumpridas. Bem como, visando proteger a equipe e evitar acidentes.
Um hospital ou clínica que não terceiriza a equipe de limpeza precisa estar atento para adquirir os seguintes EPIs:
Luvas de proteção
As luvas são uma proteção fundamental para as mãos durante a limpeza. Elas ajudam a prevenir a exposição a produtos químicos agressivos, fluidos corporais, agentes infecciosos e outros contaminantes. As luvas devem ser adequadas ao tipo de ambiente que o profissional higieniza.
As luvas são um material descartável, principalmente por causa da necessidade de limpar ambientes potencialmente contaminados.
O que faz com que seja necessário comprar o produto em quantidades razoáveis para que a limpeza possa ser feita sempre com o uso adequado do EPI.
Além disso, a compra deve ser sempre adaptada para o tamanho das mãos dos colaboradores, visando que o profissional fique confortável durante o expediente. O que evitará que a luva saia das mãos ou dificulte movimentos durante o trabalho.
Afinal, um EPI confortável otimiza o expediente, evita acidentes e possibilita que o profissional atue com a máxima eficiência possível.
Máscaras
As máscaras são usadas com o intuito de proteger as vias respiratórias dos profissionais de limpeza contra a inalação de partículas, aerossóis, vapores químicos e agentes patogênicos suspensos no ar.
Afinal, são substâncias que podem trazer danos para a saúde e para evitar riscos, podem ser utilizadas máscaras respiratórias, como as máscaras N95, ou máscaras cirúrgicas.
É importante orientar o uso contínuo. Afinal, alguns profissionais se sentem sufocados e fazem o uso inadequado.
Por isso, acabam se expondo aos riscos ambientais e isso pode ocasionar adoecimento e uma série de problemas trabalhistas.
Óculos de proteção ou protetores faciais
Os óculos de proteção ou protetores faciais são usados para proteger os olhos e o rosto contra respingos de produtos químicos, fluidos corporais, sangue e outros materiais potencialmente contaminados durante a limpeza do ambiente hospitalar.
São EPIs que ajudam a evitar lesões oculares e a exposição a agentes infecciosos. Portanto, dependendo do tipo de limpeza a ser feito pela equipe, os óculos são indispensáveis.
Aventais ou capotes
Aventais descartáveis podem ser necessários para a limpeza de ambientes médicos e hospitalares. Bem como, capotes impermeáveis são utilizados para proteger o corpo dos profissionais de limpeza contra respingos de líquidos.
Além de proteger do contato direto com produtos químicos e contaminantes biológicos. Os materiais em questão também ajudam a evitar a contaminação das roupas e da pele durante a limpeza.
Calçados de proteção
Os calçados de proteção envolvem sapatos ou botas que são impermeáveis e antiderrapantes. O uso é importante para proteger os pés contra derramamentos de líquidos, agentes químicos e objetos afiados. Eles também ajudam a prevenir escorregões e quedas.
Dessa forma, o ambiente de trabalho se torna mais seguro e eficiente. Uma vez que, o profissional não fica exposto a riscos desnecessários durante o trabalho.
Afinal, é comum que o profissional precise lavar áreas e isso acaba diminuindo a aderência de calçados comuns ao piso.
É por isso que, o calçado específico que serve como ferramenta de proteção é de suma importância ao longo do expediente.
Os sapatos de proteção também oferecem uma camada extra de proteção contra respingos, para que a pele do profissional não fique exposta aos agentes químicos e biológicos presentes no ambiente.
Uma vez que, a pele absorve aqueles produtos que respingam sobre ela e podem ocasionar danos irreversíveis para a saúde.
Gorros e toucas
Gorros ou toucas descartáveis são usados para cobrir os cabelos e evitar a contaminação de superfícies limpas. Eles são especialmente importantes em áreas estéreis, como salas de cirurgia ou unidades de terapia intensiva.
Afinal, os cabelos dos profissionais podem cair no ambiente, gerando uma contaminação após toda a limpeza ter sido finalizada. E isso é extremamente prejudicial para a eficiência do processo.
Cada ambiente expõe o profissional à riscos específicos. Por isso, é importante adotar os EPIs mais adequados para que o ambiente de trabalho não represente um risco iminente de acidente para o profissional.
O ideal é fazer todos os ajustes para que se possa disponibilizar EPIs confiáveis e eficientes, que prezam pelo bem-estar e eficiência do processo de limpeza.
Materiais de higiene pela internet
Uma forma prática de fazer a aquisição de materiais de higiene é comprando tudo pela internet. Gente, comprar online torna a rotina mais prática e saudável, permitindo que você faça cotações e aproveite aquisições facilitadas.
Portanto, é interessante que o responsável pelo setor tenha o devido cuidado de estabelecer uma lista de compras com os materiais necessários para higienização das mais variadas superfícies.
A partir de então, poderá aproveitar a praticidade da internet com o intuito de obter diferentes cotações e aproveitar as compras digitais como uma ferramenta de otimizar toda a logística de aquisição de materiais de limpeza.
Principalmente por se tratar de uma aquisição que costuma envolver pedidos volumosos, que toma tempo para a retirada em loja e escolha de fornecedores.
Online é possível encontrar fornecedores específicos que atendem à demanda vigente e que viabilizam a máxima qualidade dos produtos de higienização hospitalar e de clínicas médicas.
Afinal, a clínica médica é um espaço que precisa de um tipo de higiene específico, sempre prezando pela qualidade em cada etapa.
Ter a compra facilitada e otimizar a gestão de materiais são cuidados essenciais para que se possa obter bons resultados a partir de decisões assertivas.
A limpeza eficiente é responsável por promover um ambiente saudável e de qualidade, onde todos podem trabalhar com segurança e que favorece o bem-estar dos pacientes.
Materiais de higiene com a JNS
Materiais de higiene para médicos de qualidade são fundamentais para uma rotina de trabalho eficiente em clínicas e hospitais.
Portanto, é fundamental ter um parceiro confiável, que oferece entrega ágil, facilidade de concluir pedidos e possibilita a compra de materiais de excelência.
A JNS é comprometida com a qualidade de materiais de higiene para médicos, oferecendo as melhores marcas e produtos do mercado.
Compare os preços, obtenha seu orçamento e conte com toda a variedade que nosso time oferece para que possamos te dar todo o suporte necessário.
Faça suas compras com quem entende de produtos médicos e hospitalares e tenha otimização da gestão, facilidade de aquisição e preços justos. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções e produtos.
O pedido mínimo em nossa página é pequeno justamente para que suas compras sejam facilitadas em cada detalhe.