Buscar...
Entrega GRÁTIS para RJ e Região*
Pedido mínimo de apenas R$150
Despachamos para todo o Brasil
hello world!
Atualizado em: 12/07/2023

Principais materiais de consumo para hospitais e clínicas

Os materiais de consumo para hospitais e clínicas são de suma importância para a prestação de um atendimento de alta qualidade.

Seja qual for a complexidade do atendimento, é fundamental ter materiais hospitalares descartáveis e materiais de saúde visando atender com eficiência o paciente.

Trouxemos algumas reflexões relevantes sobre os materiais de consumo, para que compreenda a necessidade de investir em qualidade para a aquisição de itens de consumo médico hospitalar. Confira tudo a seguir.

O que são materiais de consumo para hospitais e clínicas?

Os materiais de consumo para hospitais e clínicas são produtos utilizados diariamente na prestação de cuidados médicos e assistência aos pacientes. 

Tais materiais podem ser de uso único ou descartáveis e precisam de reposição constante para a manutenção da qualidade dos atendimentos, sempre visando garantir um ambiente seguro e higiênico para os profissionais e pacientes.

Os materiais de consumo de clínicas e hospitais são essenciais para as mais diversas áreas de atendimento. Tendo como principal objetivo o uso prático, que garante a higiene e a prevenção de infecções cruzadas.

Dessa forma, sua utilização é segura, contribuindo para que o ambiente hospitalar seja o melhor possível para a promoção da saúde dos pacientes.

É por isso que, hospitais e clínicas que lidam com a saúde de inúmeros pacientes no dia a dia necessitam de materiais descartáveis e EPIs em geral, para que todos estejam devidamente protegidos e possam fazer o uso diário dos itens necessários em cada atendimento sem qualquer dificuldade.

Como são utilizados?

Os materiais de consumo para hospitais e clínicas são usados em todos os atendimentos, sempre conforme a demanda de cada paciente e procedimento.

Existem os mais variados tipos de materiais de consumo que podem ser necessários, dependendo da demanda de cada clínica e hospital, confira uma visão geral sobre o uso de cada classe de material de consumo:

Equipamentos de proteção individual (EPIs)

Os equipamentos de proteção individual são necessários para os profissionais de saúde atenderem seus pacientes protegidos de eventuais riscos biológicos e químicos.

Cada setor de atendimento tem as suas necessidades, podendo usar máscaras faciais, aventais, luvas e afins.

Dessa forma, o paciente será atendido sem que a saúde do colaborador esteja exposta. Um laboratório de análises clínicas, por exemplo, possui alta demanda por luvas e máscaras.

Uma vez que, os profissionais precisam dessa proteção para lidar com o fluido corporal dos pacientes. Evitando que tenham contato direto, para que não sofra nenhum risco de dano para a saúde do colaborador.

principais materiais consumo para hospitais e clinicas JNS produtos medicos
Os EPIs são essenciais para evitar riscos biológicos e químicos

Dispositivos médicos descartáveis

Os dispositivos médicos descartáveis são projetados para o uso único, visando reduzir risco de contaminação e infecção.

São materiais como agulhas, seringas, sondas e afins, com o objetivo de facilitar procedimentos médicos e cirúrgicos e posteriormente ser descartados.

Materiais de curativos

São materiais diversos usados para limpar, tratar e proteger eventuais cortes, lesões e feridas. De modo que seja possível garantir a cicatrização adequada e prevenir infecções.

As soluções antissépticas, pomadas, ataduras e demais materiais devem estar constantemente disponíveis em estoque do hospital ou clínica.

Produtos químicos e soluções

Existe uma série de produtos químicos e soluções usados em hospitais e clínicas. Desde materiais para esterilização, até os itens usados para desinfecção da área.

Afinal, é preciso fazer a limpeza de equipamentos e instrumentos para que fiquem em condições de uso. Além disso, é importante adquirir reagentes químicos usados em laboratórios para os exames.

Produtos farmacêuticos

Um hospital e clínica também precisam ter cuidado com os materiais de consumo que envolvem medicamentos, soros, analgésicos, antibióticos e afins.

Suprimentos de laboratórios

Nos hospitais é indispensável ter materiais utilizados em análises laboratoriais como tubos de coleta de sangue, lâminas e reagentes.

Cada ambiente tem suas próprias necessidades entre os principais materiais de consumo para hospitais e clínicas. Por isso mesmo, é interessante conhecer as principais classes de materiais e relacionar a demanda de cada empresa para que nenhum produto fique em falta causando dificuldade de atendimento.

Afinal, ambientes que lidam com a saúde de pacientes requerem um estoque reforçado e que seja capaz de atender toda a demanda existente.

Principais materiais de consumo para hospitais e clínicas

Todos os hospitais e clínicas possuem a demanda contínua da compra de materiais de consumo de qualidade.

É habitual que alguns materiais se façam presentes na dinâmica de todos os ambientes de saúde, enquanto outros são mais frequentes em centros cirúrgicos por sua especificidade.

Em todo caso, ter um bom fornecedor faz a diferença para a obtenção de materiais hospitalares descartáveis e materiais de consumo para clínicas. Afinal, é necessário que os itens estejam disponíveis para o uso, mas sem a demanda de que o hospital mantenha um grande estoque.

Uma vez que, estocar exige espaço, administração e toma tempo e recursos da unidade de saúde. Por isso mesmo, a entrega dos pedidos pontual faz toda a diferença quando o assunto são materiais de saúde e itens para clínicas e hospitais. Confira quais são os principais materiais de consumo para hospitais e clínicas visando adquirir corretamente:

Luvas

São um material extremamente importante entre os descartáveis, por causa da utilização na maior parte dos procedimentos que são executados na área da saúde.

Tendo em vista que é preciso proteger as mãos, visando evitar a contração e propagação de infecções.

O uso de luvas é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Portanto, é um material que precisa ter alta qualidade, visando evitar a contaminação e disseminação de germes, fluidos corporais e afins.

Dessa forma, os pacientes e os profissionais que realizam procedimentos conseguem a proteção desejada.

É possível recorrer ao uso de luvas cirúrgicas para procedimentos invasivos, que são mais ajustáveis e anatômicos nas mãos, possibilitando um uso mais confortável e que não dificulta o trabalho em cirurgia.

Bem como, as luvas não cirúrgicas que são úteis para evitar o contato com secreções e fluídos corporais durante os atendimentos. Dessa forma, o profissional não será contaminado mesmo que esteja atuando em ambiente infectado.

principais materiais de consumo hospitais e clinicas JNS produtos
As luvas protegem as mãos e evitam a contração e propagação de infecções

Torneira 3 vias

A torneira de 3 vias é um material muito usado em emergências hospitalares, enfermarias e UTIs. Possibilita disponibilizar mais de uma medicação para o paciente.

Dessa forma, o atendimento é otimizado e o paciente terá medicação disponibilizada rapidamente para alívio de dor e também para a obtenção de um tratamento mais eficiente.

Afinal, em alguns cenários a combinação é fundamental para que o paciente tenha resultados mais rápidos.

Toucas

São um material hospitalar importante para que seja possível garantir a proteção do profissional evitando contato com agentes contaminantes.

Ao mesmo tempo, previnem que fios de cabelo do profissional possam cair e contaminar o paciente. Principalmente em intervenções cirúrgicas.

Portanto, é um tipo de material descartável de alta importância, sendo necessário utilizar em ambiente hospitalar.

Máscaras

As máscaras são necessárias em diversos procedimentos, para que possa resguardar a segurança do profissional e do paciente em atendimento.

É possível utilizar a máscara como EPI para que seja possível evitar a transmissão de doenças por meio de fluidos e contato com pacientes contaminados.

Cada ambiente hospitalar exige um tipo de máscara, que varia de acordo com a capacidade do EPI de filtrar o ar respirado.

Óculos de proteção

Os óculos de proteção descartáveis possibilitam a proteção do profissional para situações que existem risco de contaminação com excreções ou secreções que possam respingar no profissional de saúde.

Agulhas

As agulhas são um tipo de material de consumo para hospitais que são extremamente necessárias, principalmente no atendimento de emergências.

Nos laboratórios de análises clínicas, enfermarias, UTIs e outras alas do hospital as agulhas também são amplamente utilizadas.

O ideal é que o hospital sempre mantenha estoque de vários calibres e marcas de agulhas, com a qualidade necessária para um atendimento eficiente.

Dessa forma, os enfermeiros conseguem prestar um atendimento excelente, que contribui para o bem-estar dos pacientes.

Ataduras Elásticas

As ataduras elásticas, também conhecidas como bandagens elásticas, são dispositivos utilizados para aplicar pressão compressiva em uma área do corpo. Elas consistem em faixas de material flexível e elástico, geralmente feitas de algodão ou de materiais sintéticos como o nylon, que possuem propriedades de estiramento.

Por isso, são um material muito utilizado com o objetivo de dar suporte em articulações, fazer compressão em feridas e garantir imobilizações.

Bisturi e lâminas de bisturi

O bisturi e suas lâminas são fundamentais nos procedimentos médicos. As lâminas são descartáveis para que possam evitar contaminações.

Existem diferentes modelos de bisturis, que possibilitam maior comodidade para o médico prestar um atendimento de excelência com facilidade de manusear o equipamento.

É importante focar na qualidade na hora de comprar bisturi e suas lâminas. Tendo em vista que a alta qualidade e resistência somados ao bom poder de corte fazem total diferença na qualidade do atendimento.

Portanto, quando o hospital não investe nesse tipo de material focando na qualidade é natural ouvir reclamações dos médicos.

principais materiais de consumo p hospitais e clinicas jns produtos medicos
O bisturi possibilita maior comodidade para os médicos

Algodão

O algodão é um produto extremamente versátil no ambiente de clínicas e hospitais. Frequentemente é utilizado na higienização de áreas, como o local onde será feito um acesso no paciente, por exemplo.

O algodão é um material importante e que sempre precisa estar disponível em estoque, para que seja possível promover um atendimento eficiente.

Caixa coletora de perfurocortantes

Os materiais perfurocortantes são importantes no ambiente hospitalar e também em clínicas. Por isso mesmo, é importante ter o cuidado de usá-los e na sequência descartar no local certo.

Principalmente para evitar acidentes que podem originar contaminações e uma série de problemas.

O ideal é distribuir caixinhas amarelas que são as coletoras de perfurocortantes em locais onde profissionais fazem punção, cirurgia ou outros procedimentos que lidam com materiais perfurocortantes.

Dessa forma, é possível fazer o descarte correto, evitando riscos para os profissionais e pacientes que utilizam o espaço.

As caixas coletoras precisam estar disponíveis no estoque do hospital ou clínica em quantidade razoável. Justamente por ser um material que é descartável e que exige troca constante.

Afinal, deixando o item no ambiente sem a devida retirada periódica poderá contaminar o espaço e aumentar o risco de acidentes com a caixa extremamente cheia e pesada por causa do acúmulo de produtos. O ideal é fazer o descarte frequente para evitar riscos desnecessários.

Caneta para marcação na pele

Em ambiente hospitalar, a caneta de marcação da pele é indispensável. Uma vez que é usada para marcar áreas de intervenção.

Todo paciente que já passou por uma cirurgia tem a pele marcada, para que o profissional possa ter uma visualização completa da intervenção que será feita.

Curativos

Os curativos são extremamente necessários em ambientes hospitalares e de clínicas. Afinal, a grande parte das intervenções necessitam de um curativo, para que a cicatrização do paciente seja favorecida.

No entanto, é útil destacar que o curativo pode ser feito com os mais variados materiais e quanto mais sofisticado é, mais fácil é o atendimento.

Afinal, um curativo eficiente ajuda na cicatrização e é fácil de remover e refazer dentro do prazo ideal. Dessa forma, a saúde do paciente é beneficiada.

Cada tipo de curativo é feito de acordo com a ferida a ser coberta. Um curativo pós-cirúrgico é muito diferente de um curativo em caso de um atendimento emergencial de um acidente.

A lista de materiais para curativos é extensa envolvendo antissépticos, pomadas, band-aid e os mais variados materiais. Entender a demanda de sua unidade é fundamental, para montar o kit com a proporção correta de materiais para que os curativos possam ser feitos com qualidade.

principais materiais d consumo para hospitais e clinicas jns produtos medicos
Os curativos podem ser feitos com variados materiais e ajudam na cicatrização

Fios de sutura

Os fios de sutura precisam ser de alta qualidade para que a cicatrização seja favorecida. Principalmente para evitar danos estéticos, em especial, quando o paciente está fazendo uma intervenção com o objetivo de melhorar seu visual.

O ideal é que os médicos possam escolher entre os mais variados fios de sutura, para que possam ter o melhor material disponível no atendimento de seus pacientes.

A sutura de qualidade depende muito do material utilizado, portanto, cabe aos responsáveis pela compra consultarem o corpo médico para fazer uma compra assertiva.

Gel

Muito necessário em clínicas, o gel condutor de ultrassom e correntes é um material amplamente utilizado.

É fundamental manter um estoque saudável de material para clínicas médicas, tendo como objetivo que todos os procedimentos do dia a dia possam ser realizados com eficiência.

As clínicas de reabilitação fazem uso intenso do material para que consigam fazer reabilitação com equipamentos como o TENS, por exemplo.

Portanto, sem o insumo é praticamente impossível fazer alguns exames e procedimentos com qualidade.

Fita cirúrgica

A fita cirúrgica é usada principalmente para fixar curativos, ataduras ou outros dispositivos médicos no local da incisão cirúrgica ou em outras áreas do corpo. Ela ajuda a manter o curativo no lugar, oferecendo suporte e proteção à ferida.

Lençol de papel

O lençol de papel é um material muito usado em clínicas e ambientes de saúde. Tendo como objetivo garantir a higiene da maca e evitar contaminações.

Ao mesmo tempo, é possível reduzir custos com a lavagem constante de lençóis. Uma vez que, o lençol de papel é descartável e é cortado para acomodar cada novo paciente.

É muito comum fazer a utilização no atendimento de consultórios, justamente para que os pacientes possam ter comodidade, qualidade e limpeza do ambiente.

Gaze

A gaze é um material que está entre os mais utilizados em ambiente hospitalar e ambulatorial. Tendo em vista que é um material que pode ser aplicado nas mais variadas demandas.

É importantíssimo que a gaze seja um material de qualidade, mantido em boa quantidade no estoque.

É um material extremamente importante para que os atendimentos possam ser realizados com qualidade.

Principalmente em hospitais que atendem emergências. Afinal, gazes podem ser usadas em praticamente todos os atendimentos emergenciais.

Scalp

Os scalps são frequentemente utilizados em hospitais, clínicas e outros cenários de cuidados de saúde para fornecer acesso venoso periférico.

Eles são inseridos em veias superficiais, geralmente nas mãos, antebraços ou pés, e permitem a administração segura de medicamentos diretamente na corrente sanguínea ou a coleta de amostras de sangue para exames laboratoriais.

Avental cirúrgico

Descartável, o avental cirúrgico também é conhecido como capote e é muito utilizado nos mais variados procedimentos.

O avental serve como uma barreira física para que fluidos e secreções do paciente não entrem em contato direto com o profissional de saúde.

Sapatilhas

Em hospitais, as sapatilhas são muito utilizadas na execução de procedimentos cirúrgicos, visando evitar contaminação do local.

As sapatilhas também são usadas em salas de exames, para que o paciente possa acessar o local sem contaminar o ambiente com calçados que trazem sujeira de todo o percurso feito por ele.

Equipo e extensor

Fundamentais para que as medicações e soluções sejam disponibilizadas para o paciente, são materiais intensamente usados em hospitais.

Portanto, é o tipo de material que sempre precisa estar disponível em estoque, para que os atendimentos não sejam paralisados.

Esparadrapos

Essenciais no fechamento de curativos, os esparadrapos tornam o curativo impermeável. Dessa forma, as chances de contaminação são diminuídas, o que é importantíssimo para a recuperação do paciente.

Existem diferentes modelos disponibilizados atualmente, inclusive, os com tonalidade bege para que possam se aproximar à tonalidade da pele do paciente, trazendo um bom resultado estético. O que acaba sendo importante para evitar a remoção precoce do curativo.

Ataduras de crepom e gessada

Essencial nos atendimentos de emergência ortopédica, são ataduras que ajudam a imobilizar articulações após acidentes.

Dessa forma, o paciente consegue se recuperar com o devido repouso, para que consiga restabelecer a saúde com a imobilização.

As ataduras de crepom e gessadas são ótimas opções por causa da praticidade de manuseio, evitando dificuldade de colocação e também a dificuldade de posterior remoção.

Portanto, são um material essencial para consumo no hospital, visando um atendimento eficiente e prático.

É importante perceber que, são apenas alguns dos principais materiais de consumo para hospitais e clínicas. Portanto, cada comprador é responsável por analisar a demanda de seu ambiente de trabalho.

Sempre considerando quais são os procedimentos realizados e qual a dinâmica de uso, frequência e outros fatores que são determinantes para a compra de materiais de consumo para hospitais e clínicas.

Dessa forma, é possível fazer uma compra muito mais assertiva e eficiente, tendo como principal norte as demandas da unidade.

O ideal é fazer uma gestão de estoque que favoreça o local, mantendo a lucratividade e evitando que o estoque fique em situação crítica.

Afinal, os atendimentos demandam o uso dos materiais adequados. Caso contrário, há grande risco de não conseguir prosseguir com o atendimento e isso acaba sendo prejudicial para o paciente.

principais materiais consumo hospitais e clinicas jns produtos medicos
Os materiais de consumo permitem que os atendimentos sejam práticos e eficientes

Materiais de consumo descartáveis e sua importância no cuidado de saúde

Um ponto de suma importância a ser lembrado é que os materiais de consumo descartáveis são úteis, principalmente, para prestar um atendimento de qualidade sem o risco de contaminação.

De modo que o paciente possa ser atendido com qualidade e eficiência, sem abrir mão da higiene e praticidade em cada atendimento.

Os equipamentos descartáveis otimizam o processo de atendimento e evitam a necessidade de protocolos de esterilização.

Portanto, são ótimos para prestar atendimento de qualidade evitando o risco de infecções e contaminações.

Ao mesmo tempo em que proporcionam praticidade para a equipe que lida com os atendimentos, por evitar a necessidade de se preocupar com os procedimentos de esterilização dos itens de consumo.

Um hospital ou clínica precisa estar bem equipado com os materiais necessários para cada atendimento.

Dessa forma os pacientes podem ser atendidos com eficiência e a equipe não precisa improvisar itens que estão em falta.

Em muitos hospitais os pacientes são encaminhados para outras unidades de saúde por falta de materiais para atendimento. O cenário poderia ser evitado com uma boa gestão de insumos.

O descarte adequado também é fundamental

Muitas pessoas se preocupam com a poluição ambiental. Afinal, é algo importante e que deve estar de fato no centro das atenções de inúmeras pessoas.

Uma vez que os hábitos diários são responsáveis pelo descarte de produtos dos mais variados tipos. O que faz com que seja importante ter a destinação adequada de materiais para que a natureza não seja poluída e negativamente impactada.

Os materiais hospitalares possuem regras rígidas de descarte, justamente por causa do risco de contaminação ambiental e também por causa do risco de acidentes.

Afinal, muitos materiais são perfurocortantes. O que expõe os profissionais que lidam com o lixo ao risco de sofrer acidentes caso não estejam cientes e devidamente preparados para lidar com o material descartado pelo hospital.

Portanto, é de suma importância que o descarte adequado seja realizado, seguindo todas as normativas preconizadas. De modo que, o meio ambiente possa ser preservado e as pessoas que lidam com o lixo hospitalar não sofram danos em sua saúde.

Cuidado com o estoque de materiais de consumo para hospitais e clínicas

Um dos cuidados fundamentais para gestores de hospitais e clínicas é prever com eficiência a quantidade de itens que precisam ter em estoque para manter a empresa funcionando adequadamente.

Tendo em vista que um atendimento emergencial não pode ser interrompido por causa da falta de material adequado para auxiliar o paciente.

Portanto, é indispensável que os pedidos sejam realizados com eficiência, prevendo a demanda do hospital ou clínica.

De modo que exista tempo hábil para realizar a entrega do pedido e garantir que os atendimentos possam ser realizados com a eficiência necessária.

O ideal é utilizar a tecnologia em prol dos pedidos. Justamente para que a previsão seja assertiva e o estoque não fique em situação crítica.

Ao mesmo tempo em que é possível garantir um estoque que não fica absurdamente cheio causando dificuldade de gestão e até mesmo a perda de materiais que vencem antes do uso.

É, sem dúvidas, um trabalho desafiador e que precisa ser melhorado constantemente para que todos os pacientes possam ser positivamente impactados pela atuação de um bom gestor de estoque.

Onde comprar materiais de consumo

Como já foi dito anteriormente, um bom fornecedor faz a diferença para a gestão de materiais de consumo para hospitais e clínicas.

Por isso, é fundamental ter um parceiro que entregue com qualidade e eficiência tudo aquilo que sua equipe precisa no dia a dia.

A JNS é especializada em materiais de consumo hospitalar e de clínicas. Nosso time oferece variedade, preço justo e a possibilidade de efetuar suas compras online.

O que proporciona total eficiência e facilidade de realizar os pedidos. Garantindo que os materiais sejam entregues no hospital ou clínica com toda a qualidade desejada para atender os pacientes.

A praticidade de concluir os pedidos otimiza a rotina do gestor, que pode contar com entregas dentro dos prazos acordados. Afinal, a saúde dos pacientes não pode esperar.

Entre em contato com a equipe JNS, conheça nossas soluções e as marcas com as quais trabalhamos e conte com um time altamente capacitado para te auxiliar a conquistar um estoque hospitalar bem gerenciado, eficiente e que atende sua demanda.

One comment on “Principais materiais de consumo para hospitais e clínicas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Fale conosco agora mesmo.

Não hesite em nos perguntar e tirar quaisquer dúvidas que você tenha. Estamos aqui para lhe ajudar.